Portugal está entre os países mais caros para falar ao telemóvel, de acordo com uma análise da Deco, que compara os valores praticados em Portugal para cinco perfis de consumo, com as ofertas noutros sete países, para as mesmas preferências.

O estudo, publicado na edição de Setembro da Pro Teste, revela que enquanto um português paga até 10,67 euros para fazer 30 chamadas mensais - 4 para números fixos e as restantes para números móveis, a que se junta o envio de 33 SMS - um holandês paga até 11,9 euros.

A diferença para o melhor preço encontrado no estudo é pequena e Portugal até surge a meio da tabela (um espanhol paga pelo mesmo cabaz até 19,82 euros), mas aumenta à medida que o perfil de consumo se torna mais intensivo.

Um utilizador que realize cerca de 140 chamadas por mês (17 para a rede fixa e as restantes para a rede móvel, das quais 40 por cento para a mesma rede) paga em Portugal entre 37,11 e 41,10 euros.

Na Holanda, que volta a ser o país com os preços mais competitivos, um utilizador com o mesmo perfil de consumo paga entre 11,90 e 23 euros. No perfil médio de consumo Portugal também fica mal posicionado, oferecendo o quinto melhor preço entre os oito analisados. Melhora a posição no perfil SMS, onde é analisado um cabaz de 28 chamadas para 250 mensagens de texto, 40 por cento na mesma rede, conseguindo o quarto melhor preço.

A análise da Deco também conclui que em Portugal a diferenciação entre tarifários nos vários operadores é muito reduzida e que os seis tarifários ao segundo disponíveis no mercado são pouco competitivos e não se revelam a melhor opção em nenhum dos perfis analisados.

Um estudo da OCDE recentemente divulgado relatava conclusões idênticas em relação à competitividade das ofertas móveis disponíveis em Portugal.

Clientes da Vodafone são os mais satisfeitos

Hoje também foi divulgado o relatório ECSI Portugal, publicado anualmente. No estudo a Vodafone voltou a obter o melhor índice de satisfação do cliente no sector das telecomunicações. De acordo com informação detalhada pela operadora, o índice de satisfação dos seus clientes atingiu os 7,79 numa escala de 1 a 10.

No subsector das comunicações móveis a empresa acumula os melhores valores nas sete variáveis analisadas, de acordo com a mesma fonte. Neste subsector os valores médios obtidos pelas concorrentes TMN e Optimus recolhem valores idênticos entre si de 7,32 e 7,31, respectivamente.

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