A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) vai lançar um concurso público internacional para ligar Portugal e Espanha através de uma rede de fibra óptica, noticia o Jornal de Negócios. O projecto que deverá entrar em funcionamento já no início de 2007, representará um investimento de quatro milhões de euros.



Com a criação da rede pretende-se, segundo Pedro Veiga, presidente da FCCN, citado no mesmo jornal, colocar Portugal em pé de igualdade com os parceiros europeus, onde se constituem redes de universidades que lançam concursos periodicamente para a aquisição de meios de telecomunicações.



O projecto, que ainda aguarda a aprovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, deverá ser financiado pelo POS_Conhecimento, 50 por cento via Feder e o restante através de apoios públicos, explica o responsável da FCCN numa entrevista ao jornal.



A ligação ao país vizinho vai concretizar-se através da rede espanhola Irís. No Norte do país, o projecto aproveitará os recursos da Universidade do Minho, que fará a ligação com a Universidade de Santiago de Compostela, e no Sul por Elvas, que fará a ligação com a Universidade de Badajoz. O projecto trará vantagens a Portugal, garante Pedro Veiga, "uma vez que também poderá ser backup para ligações entre a Galiza e Madrid.



Notícias Relacionadas:

2005-06-23 - RCTS já oferece 10Gbits entre Lisboa e Porto

2004-06-17 - Refer e PTC respondem ao concurso de fibra óptica lançado pela FCCN