Entre setembro de 2010 e setembro de 2011 o número de assinantes de serviços de Internet suportados em fibra óptica quase duplicou, de acordo com os dados mais recentes da Anacom.



Os números do regulador das comunicações indicam que, face ao fim do terceiro trimestre de 2010, os acessos em fibra aumentaram 94,5 por cento. Comparativamente aos três meses antes, o crescimento foi de 15,7 por cento.



Entre julho e setembro três em cada cinco novos acessos de banda larga subscritos suportaram-se em fibra, permitindo que a tecnologia passasse a representar 9 por cento dos acessos, o correspondente a 201 mil acessos.


No final de setembro existiam em Portugal 2,17 milhões de acessos à banda larga fixa e 2,7 milhões de acessos a serviços de banda larga móvel. A banda larga móvel foi a que mais cresceu no trimestre: 4,4 por cento face aos três meses anteriores e 9,5 por cento face ao período homólogo.


No fixo, o ADSL continua a ser a tecnologia mais usada com 50 por cento do total de acessos, embora a perder terreno para a fibra e ao próprio cabo, que no trimestre cresceu mais.



A Portugal Telecom continua a liderar o mercado no que se refere aos acessos, com uma quota de 48,5 por cento. A TMN é por seu lado o operador com mais clientes no acesso móvel, seguida da Optimus. A primeira controla 40,9 por cento do mercado e a segunda 30,7 por cento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico