O Ministério das Finanças e da Administração Pública anunciou hoje que vai avisar 500 mil contribuintes por SMS do valor do seu reembolso de IRS. A mensagem chegará ao telemóvel destes contribuintes no decorrer do mês de Abril.

O número de contribuintes visados pela medida irá aumentar à medida que os serviços do fisco forem concluindo o procedimento de autenticação dos dados referentes aos números de telefone e endereço electrónico de mais contribuintes.

Este processo está em curso e traduz-se no envio de mensagens de correio electrónico a 1,2 milhões de contribuintes pedindo-lhes que facultem ou confirmem o seu número de telemóvel e endereço de email no Portal das Finanças. Quando esta confirmação é feita os serviços devolvem a comunicação com o envio de um código individual que deverá ser inscrito no mesmo site, para concluir o processo de autenticação.

"Este procedimento destina-se a garantir a segurança e a confidencialidade da informação que passará a ser enviada", explica o comunicado enviado à imprensa.

A mesma fonte explica que "a partir de agora, a DGCI expandirá a utilização do SMS e do mail como canais de comunicação e interacção com os contribuintes, valorizando o atendimento electrónico em conjunto com a Internet".