Tentando alargar as suas fontes de receita, a Fuji Photo Film prepara-se para entrar no negócio do cabo, tendo anunciado esta terça-feira que está a desenvolver uma fibra óptica de plástico, de baixo custo, destinada ao mercado residencial.



Um responsável da empresa, citado pela Reuters, explicou que com a fibra de plástico, as mensagens ou sinais são enviados através de um estreito fio de luz a velocidades de mais de um gigabit por segundo, identicamente ao que acontece na fibra de vidro.



Ainda de acordo com a Fujifilm, a nova fibra de plástico pode suportar o calor e a humidade. A tecnologia irá produzir fibras de muitas vezes o diâmetro das convencionais fibras de vidro e reduzir dramaticamente os custos de instalação associados.



Não ficou confirmada a notícia do diário económico Nihon Keizai Shimbun que indicava que a Fujifilm iniciaria a comercialização do novo produto ainda durante o seu ano fiscal, que decorre até ao próximo mês de Março. "Ainda não definimos a data de lançamento final das operações", afirmou uma porta voz da empresa.



A procura por ligações mais rápidas à Internet cresceu exponencialmente no Japão, com o actual número de subscritores de serviços ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) nos 3,6 milhões. Espera-se que estes mesmos serviços, que usam as actuais linhas telefónicas de cobre venham a ser substituídos pelos cabos de fibra óptica que oferecem maiores velocidades de transmissão.



Notícias Relacionadas:

2002-07-03 - Dinamarca lidera acesso europeu à Net em banda larga

2002-01-04 - Expansão de acessos em banda larga no Japão obriga sites a repensar estratégia

2001-07-03 - Quase um terço dos lares japoneses vão ter banda larga em 2005

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.