A Fujitsu e a Nokia anunciaram que irão cooperar no desenvolvimento e
fornecimento de soluções e serviços móveis para empresas, empregando a gama de terminais e plataformas empresariais da fabricante finlandesa e o vasto conjunto de capacidades em consultoria, integração de sistemas e serviços administrados.

As ofertas disponibilizadas pelas duas companhias irão abranger o segmento vertical - permitindo a adaptação das soluções móveis - e horizontal - caracterizado pela segurança e facilidade de utilização -, tendo em vista responder às necessidades das empresas que pretendem tirar partido da mobilidade para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar os processos de negócio.

Os primeiros mercados onde serão lançadas já imediatamente estas soluções
móveis conjuntas incluem os países nórdicos e o Reino Unido. No início de
2004 deverão estar disponíveis na região Europa, Médio Oriente e África
(EMEA) e posteriormente na Ásia Pacífico. As novas soluções colaborativas
irão centrar-se nas áreas de simplificação dos processos de negócio através da mobilidade, do acesso móvel aos recursos empresariais e do trabalho remoto para trabalhadores móveis.

Na fase inicial, a Fujitsu irá empregar as suas operações centrais de serviços para oferecer aos clientes o acesso móvel a aplicações empresariais sob a forma de um serviço administrado recorrendo a terminais corporativos da Nokia, incluindo o telemóvel 6600 da fabricante finlandesa e outros modelos baseados no sistema operativo Symbian.

Outras soluções e serviços a serem desenvolvidos em conjunto e fornecidos pela Fujitsu e Nokia abrangem o email móvel, aplicações de Personal Information Management (PIM) juntamente com autenticação e acesso seguro, bem como aplicações verticais personalizáveis. As companhias também se irão centrar na disponibilização de conectividade por terminais móveis fáceis de utilizar e soluções e serviços para a melhoria da produtividade com vista aos processos empresariais de negócios e sistemas operacionais.

Notícias Relacionadas:
2002-01-31 - Symbian recebe reforço de financiamento de 34 milhões de euros