Aquele que para muitos é considerado o principal rival do iPhone foi hoje apresentado nos Estados Unidos. O G1 é um telemóvel fabricado pela HTC e é o primeiro a utilizar a plataforma Android, desenvolvida pela Google no âmbito do Open Handset Alliance.

O equipamento chega ao mercado pela mão da T-Mobile, com um preço de 179 dólares e destaca-se não só pelo preço como pelas suas capacidades, semelhantes às apresentadas no iPhone.

[caption]T-Mobile G1 by HTC[/caption]

Com ecrã largo e táctil, teclado QWERTY, GPS integrado, sistemas de ligação wi-fi e 3G, o G1 ganha a atenção do mercado pelas promessas de uma melhorada experiência de navegação graças ao Android. A plataforma permite navegar na Internet, a partir do telemóvel, de forma rápida, abrindo diversas aplicações ao mesmo tempo - o que não é possível com o iPhone - e facilita a troca de dados entre os utilizadores, destaca a imprensa internacional. O equipamento inclui capacidades rich HTML, permitindo a sincronização de contas de email, calendário e contactos do Gmail, assim como com outros serviços POP3 ou IMAP.

[caption]T-Mobile G1 by HTC[/caption]

O G1 integra também uma câmara de 3 megapixels e em breve permitirá a ligação a blogs para que os utilizadores publiquem fotos directamente nas páginas, a partir do telemóvel.

[caption]T-Mobile G1 by HTC[/caption]

O facto de estar concebido para suportar o YouTube, permite que os utilizadores naveguem e façam o streaming de vídeos criados na plataforma da Google.

Outra novidade é a integração de uma aplicação desenvolvida pela Amazon para a plataforma. Este programa liga os utilizadores directamente à loja de músicas sem DRM da Amazon, a partir da qual podem adquirir e ouvir faixas musicais, desde que haja uma ligação à rede.

O G1 é também o primeiro equipamento a oferecer acesso ao Android Market, que armazena aplicações e mash-ups de serviços concebidos por programadores de todo o mundo para a plataforma.

Apesar de ser apresentado hoje, o telemóvel só chega às prateleiras das lojas dentro de um mês. Os planos associados à venda do G1 já estão definidos. O telemóvel custa 179 dólares com um contrato de dois anos e tem dois tipos de pacotes: o de navegação ilimitada na Internet, que custa 25 dólares mensais, e a versão com mensagens e transferência de dados ilimitadas custará 35 dólares, nos Estados Unidos.

A T-Mobile garantiu na apresentação que o telemóvel chegará ao Reino Unido ainda antes do Natal deste ano, possivelmente em Novembro, embora, para já, a sua comercialização fique apenas pelo território norte-americano. Mais tarde chegará a todos os mercados europeus onde a T-Mobile tem presença, nomeadamente Alemanha, Republica Checa, Áustria e Holanda.