A Google começou ontem a introduzir alterações ao seu chat de vídeo a partir do serviço Gmail, que passa a permitir a realização de chamadas gratuitas em videoconferência até um máximo de nove utilizadores.


A nova funcionalidade é a mesma usada na rede social Google+ - denominada Hangouts - e aplica-se apenas a utilizadores que possuam contas ativas na rede Google+. Até agora, o chat de vídeo do Gmail apenas permitia a comunicação por vídeo entre duas pessoas.


Além de introduzir melhorias ao nível da qualidade do som e da imagem, de acordo com a Google, a adição do Hangouts ao Gmail permitirá ainda funcionalidades do tipo colaborativo entre os participantes em videoconferência. A partilha de vídeos do YouTube em simultâneo, de documentos do Google Docs e a partilha de ecrãs são algumas das capacidades propostas.


A nova característica de vídeo permitirá também aos utilizadores adicionar diretamente a um círculo Google+ um contacto do Gmail com quem esteja a comunicar via Video Chat.

Outra das novidades introduzidas pela Google no seu serviço de comunicação por videoconferência é que o processo deixa de ser exclusivo do âmbito de um browser, passando a estar também acessível através de Apps para dispositivos Android e iOS.


As novas funcionalidades do serviço de Chat de Video no Gmail serão introduzidas "gradualmente" nas próximas semanas, iniciando-se com as contas pessoais no Google e alargando-se às contas profissionais do Google Apps, a ferramenta de colaboração online da empresa que inclui também o serviço Gmail.