A Google apresentou uma nova aplicação móvel destinada ao iPhone, integrando os serviços Google mais populares numa única toolbar. A aplicação permite aos utilizadores do iPhone alternarem mais rapidamente e de forma mais cómoda entre os vários serviços da empresa.

Já ontem a SAP tinha anunciado um movimento semelhante para aplicações empresariais, o que mostra a apetência dos utilizadores pelo telemóvel da Apple.

Segundo a Google, a escolha da plataforma foi ditada por motivos puramente técnicos, relacionados com as potencialidades e as tecnologias suportadas pelo browser do telemóvel da Apple. Embora a Nokia e a plataforma Symbian possuam mais utilizadores e uma maior quota de mercado dos browsers móveis, o facto de a Google disponibilizar a maior parte das suas aplicações móveis de forma gratuita, permite-lhe ultrapassar os aspectos puramente economicistas relacionados com a penetração e implementação de uma aplicação no maior mercado possível.

Outra das possibilidades para a escolha da Google poderá ter a ver com a prioritarização do desenvolvimento de aplicações móveis para browsers de base WebKit, tal como o browser do iPhone e do sistema operativo móvel da Google, o Android.

Representantes da Google garantiram o empenho continuado da empresa no desenvolvimento de aplicações móveis noutras plataformas.

A aplicação está disponível, apenas para utilizadores iPhone no site da Google.


Notícias relacionadas:

2007-11-05 - Google entra nos móveis com sistema operativo gratuito e de código aberto

2007-10-12 - Apple com directório de WebApps para o iPhone e iPod Touch