A Google poderá estar a pagar às fabricantes de televisores para usarem o sistema operativo Android, no lugar de uma plataforma própria.

A informação, não confirmada, é avançada pelo Neowin e replicada em várias publicações internacionais, e surge na altura em que a gigante das buscas se prepara para apresentar na CES as novidades relacionadas com esta área de negócio, como são exemplo os novos modelos da LG e da Sony.

Os valores implicados neste suposto "incentivo" dado às fabricantes de TVs, para que possam ver as suas margens de lucro melhoradas, não são conhecidos.

"A Google TV está prestes a levar mais entretenimento e inovação da Web para a TV e a nossa equipa, juntamente com os nossos parceiros, estão satisfeitos por apresentar mais produtos a mais pessoas, através de um maior número de dispositivos e em mais países em 2012", afirma Mickey Kim, no blog da Google TV.

Quando foi anunciado, o projeto prometia uma grande revolução no segmento de Smart TVs, contando com parcerias de peso, como a estabelecida com a Intel e com a Sony, que entretanto perderam "fôlego".

A relação com a número um dos processadores parece mesmo ameaçada, a julgar pelas notícias que dão conta da substituição dos Atom por microprocessadores ARM.

Com a apresentação na CES, a Google está garantidamente apostada em dar um novo alento ao projeto, assegurando ao mesmo tempo lugar cativo para o Android, embora os rumores da tentativa de "suborno" possam ser encarados como um sinal de que o sistema operativo pode não vir a ser, verdadeiramente, a plataforma do futuro, sugere o jornalista que assina a peça no Neowin.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé