De forma a interligar os vários esforços das maiores empresas tecnológicas no sector das redes de comunicação, o Digital Home Working Group, um grupo industrial formado pela Microsoft, Intel, Sony e Hewlett-Packard, entre outras,
anunciou ontem durante uma conferência de imprensa em São Francisco que
estas companhias se encontram a colaborar entre si com vista à elaboração de propostas de princípios de utilização de padrões de redes como o Wi-FI e o Universal Plug and Play nos seus produtos.

Estas normas deverão estar completas até ao final do ano, sendo que os primeiros produtos baseados nelas deverão ser lançados no mercado a partir do segundo semestre do próximo ano. O objectivo destes princípios consiste em criar uma base comum que as fabricantes possam empregar em produtos como telemóveis e televisores, para que os consumidores possam obter experiências semelhantes com uma determinada tecnologia, independentemente de qual for a fabricante do dispositivo que adquirirem.

As empresas esperam assim ajudar a promover os seus produtos de redes
domésticas. Um dos maiores obstáculos à massificação dos produtos domésticos tem sido a existência de vários padrões na indústria tecnológica, muitos dos quais se sobrepõem uns aos outros. Ao desempenharem funções semelhantes, deixa de fazer sentido a existência de padrões, dado que os consumidores acabam por ficar mais confundidos sobre quais os produtos funcionam entre si.

A aliança também tenciona impulsionar a adopção massificada de novos produtos que podem funcionar em rede entre si. Para apoiar esse esforço, o grupo está a desenvolver um logótipo que as companhias poderão empregar para indicar os produtos que são compatíveis entre si. Muitas das companhias que pertencem ao grupo pretendem ligar esses produtos em rede de forma a que os consumidores possam partilhar recursos em casa da mesma forma que partilham uma impressora ou ligação de banda larga no emprego.

Assim, por exemplo, as pessoas poderão reproduzir áudio digital na sua
aparelhagem da sala de estar mesmo se os ficheiros de música estejam guardados num computador situado noutra zona da casa. Presentemente, o grupo é composto por 17 companhias. Para além das já referidas, pertencem à aliança a Fujitsu, Gateway, IBM, Kenwood, Lenovo, Matsushita Electric, NEC CustomTechnica, Nokia, Philips, Samsung, Sharp, STMicroelectronics e Thomson.

Notícias Relacionadas:
2003-05-23 - Rede domésticas presentes em 44% dos lares online norte-americanos até 2008
2002-04-22 - Intel revela novo software para redes domésticas e criação de aplicações avançadas

2003-02-25 - Cisco aposta na compatibilidade de sistemas Wi-Fi com fornecedores de equipamentos