Foi hoje anunciado no 3GSMWorld um novo projecto piloto que pretende facilitar as transferências internacionais de dinheiro para emigrantes, simplificando e tornando o processo mais seguro de forma a quadruplicar o valor dos movimentos financeiros até 2012. O projecto da associação GSM (GSMA) e da MasterCard é supervisionado por um grupo de 19 operadores com redes em mais de 100 países.

De acordo com a informação da GSMA, o projecto deverá ajudar os mais de 200 milhões e imigrantes a enviarem fundos para familiares e dependentes, muitos dos quais não possuem sequer uma conta bancária. Os telemóveis servirão de complemento aos canais tradicionais de transferências de fundos monetários, com a vantagem de garantirem um processo seguro e mais barato.

O projecto estabelece a ligação internacional através da MasterCard, assegurando as ligações locais pela rede dos operadores móveis que cobrem mais de 80 por cento da população mundial. As transferências usarão apenas os telemóveis, sendo os destinatários do dinheiro avisados também através do equipamento.

Desta forma a GSMA espera duplicar o número de destinatários de transferências financeiras internacionais para mais de 1,5 mil milhões de pessoas, quadruplicando o valor para 1 bilião de dólares até 2012.

O projecto já foi experimentado numa pequena aldeia da Índia, nos Himalaias, onde os resultados foram considerados muito positivos. A Índia é actualmente um dos países com maior taxa de crescimento de uso de telemóveis e o mais receptor de transferências monetárias internacionais, com um peso de 10 por cento neste mercado.

Em breve deverá ainda ser lançado um projecto da Smart Communications, das Filipinas, que deverá colaborar com operadores e bancos em países que albergam uma grande população imigrante daquele país, nomeadamente a Itália.

Notícias Relacionadas:

2007-02-10 - Portugueses no 3GSM World - Uma empresa por dia

2007-02-06 - UIT e GSMA querem divulgar TIC em países emergentes