http://imgs.sapo.pt/gfx/82485.gifO Treo 180 foi hoje apresentado oficialmente pelo fabricante americano Handspring como o seu primeiro computador de mão que funciona como telemóvel dentro do sistema GSM, compatível para as redes europeias e asiáticas.



Com este novo telefone celular e PDA, a Handspring antecipa-se aos seus principais rivais, como a Palm e a Compaq, no fabrico de um aparelho que combinasse um computador de bolso e um telemóvel, um produto para o qual o mercado parece mostrar algum interesse.



O Treo 180 estará disponível em duas versões, uma com um teclado completo e outra usando apenas o sistema de introdução de dados do PalmOS, o sistema operativo que este equipamento híbrido utilizará. Segundo a Handspring, o Treo combina vários dispositivos móveis, como um telemóvel, um pager e um computador de mão de forma compacta e permite comunicar por voz ou receber informações por email ou através da Web.



Possuindo uma tampa transparente, o aparelho inclui um auscultador na sua parte interna, que quando se levanta a tampa atende automaticamente a chamada. Para efectuar uma ligação o utilizador pode marcar os números directamente no ecrã com os seus dedos ou usar a caneta da PDA.



O Treo 180 têm um ecrã monocromático de 160 x 160 pixels, e mede 11 x 6.9 x 1.8 cm pesando 153 gramas. O aparelho está equipado com um módulo rádio GSM desenvolvido pela Wavecom e possui um processador Motorola Dragonball a 33 MHz com memória de 16 Megabytes.



O PDA tem uma bateria de lítio com uma autonomia que permite duas horas e meia de conversação ou 60 horas em standby, com funcionalidade de alta-voz. O software
está baseados no PalmOS, mas tem aplicações adicionais para efectuar chamadas, substituído a agenda de contactos por uma lista telefónica. Inclui também o browser Blazer, desenvolvido pela Handspring, que permite a esta PDA navegar na Internet.




De acordo com informação da empresa, este modelo também está optimizado para o envio de mensagens escritas SMS e software de gestão de emails compatível com o software que se utiliza nos PCs, e que pode ser sincronizado através um cabo ligado ao computador pessoal.




O Treo deverá estar à venda já em Janeiro no Reino Unido, Hong Kong, Austrália e Singapura, e deverá ser vendido a um preço estimado de 399 dólares (cerca 88 contos ou 439 euros), mas já associado a um operador de rede móvel. Uma versão com ecrã a cores deste aparelho, o Treo 270, será comercializada no início do Verão de 2002 ao preço de 599 dólares, (132 contos ou 659 euros), existindo para cada modelo uma versão com ou sem um teclado completo integrado.


A Handspring acrescentou que apesar do Treo não ter capacidade de suporte do sistema GPRS, que permite um acesso à Internet permanente a um telemóvel, está a desenvolver software nesse sentido que mais tarde estará disponível para download a todos os clientes.




Notícias Relacionadas:

2001-07-02 - Produção mundial de PDAs deverá chegar às 14,05 milhões de unidades em 2001

2001-07-27 - Compaq quase ultrapassa a Palm no mercado europeu de PDAs

2000-05-02 - Palm destronado nas lojas

2000-03-27 - Um Visor anti-Palm

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.