A Hi3G Access comprou uma das licenças para operar serviços de terceira geração na Noruega, vendidas e posteriormente devolvidas ao Governo daquele país.
A licença revendida à 3 vai custar cerca de 8,25 milhões de dólares e obriga o operador a fornecer serviços de terceira geração a pelo menos 30 por cento da população nos primeiros seis anos de actividade.



A entrada no mercado norueguês fica a dever-se à Tele2 que no ano passado devolveu a sua licença 3G ao Governo norueguês justificando que não teria capacidade para realizar os investimentos de rede necessários para cobrir a percentagem do país, prevista no contrato.



Há ainda uma quarta licença vaga que nos próximos meses poderá também ser revendida. Esta quarta licença pertencia à Enitel, entretanto falida. As duas licenças que restam são detidas pela Telenor e pela sueca NetCom.



A 3 acredita que a sua principal mais-valia para este mercado serão as comunicações móveis de vídeo, que já fornecem com sucesso na Suécia e que em breve irá fornecer na Dinamarca. O facto de estar nos três mercados escandinavos permitir-lhe-á ter uma oferta mais diversificada e competitiva em termos de preço, cita o Celular News.



A Hi3G Access Escandinávia é uma joint-venture detida pela Hutchison Whampoa (com 60 por cento) e pela Investor AB (com 40 por cento). A 3 conta actualmente com 520 mil clientes nos mercados austríaco, australiano, italiano, sueco e inglês e conta lançar três novos serviço em Hong Kong, Irlanda e Israel.



Notícias Relacionadas:

2002-11-11 - Tele2 devolve licença UMTS ao governo norueguês

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.