A Hitachi e a Matsushita Electric Industrial estão a trabalhar num standard que permita ligar em rede equipamentos domésticos, usando o protocolo de Internet IPv6. O objectivo das empresas é promover a conectividade entre equipamentos de electrónica de consumo, fazendo mesmo parte dos seus planos propor a nova norma ao IETF, para que esta passe a ser utilizada como standard por toda a indústria.




Recorde-se que o IPv6 é uma nova norma de Internet, ainda em fase de desenvolvimento, cujo o objectivo é substituir a actual norma (IPv4). Os investimentos no novo protocolo começaram a ser feitos há alguns anos um pouco por todo o mundo em resposta às previsões de que a disponibilidade de endereços de Internet esgotaria rapidamente com o desenvolvimento acelerado da rede e aumento do número de utilizadores.



A norma sugerida pela Hitachi e pela Matsushita está a ser desenvolvida no âmbito do IPv6 com tipos de encriptação e algoritmos de reconhecimento específicos para este protocolo. As duas empresas estão a trabalhar no IPv6 desde 2001, altura em que assinaram um protocolo de cooperação para o efeito, sendo este anúncio um dos principais resultados do trabalho conjunto.



Recentemente as empresas asiáticas anunciaram ainda ter encontrado forma de processar o protocolo IPv6 em home appliances, sendo esta utilização garantida através do uso de coprocessadores. Segundo a mesma fonte, citada pelo Asia Biz Tech, este sistema permite uma velocidade de processamento cerca de 10 vezes superior ao software normal utilizado em microcomputadores.



No âmbito desde trabalho as empresas planeiam mesmo comercializar microcomputadores com funções de processamento do protocolo IPv6: chips IPv6. A Hitachi e a Matsushita deverão anunciar mais pormenores desta estratégia a breve prazo, sendo previsível que os novos microcomputadores sejam utilizados em telefones IP e outras aplicações, avança o site asiático.



Notícias Relacionadas:

2003-07-17 - Segunda reunião de task force IPv6 alinha medidas para implementação do protocolo

2002-02-22 - Comissão Europeia quer acelerar adopção da norma IPv6