Em conjunto com uma parceria formada por agências de segurança pública e de transportes nos estados norte-americanos de Vírginia e de Maryland e no distrito de Colúmbia, a IBM está a construir uma rede de comunicações de dados sem fios para situações de emergência na área de Washington D.C.



A Capital Wireless Integrated Network (CapWIB) será a primeira rede sem fios interoperável a abarcar as jurisdições de vários estados norte-americanos e irá permitir que os responsáveis de mais de 40 agências federais, estaduais e locais comuniquem entre si em tempo real, eliminando ao mesmo tempo muitos dos congestionamentos de comunicação que afectam a coordenação de respostas a emergências como os incidentes de 11 de Setembro.



Desta forma, a rede irá funcionar por cima dos sistemas informáticos e de comunicações já existentes, o que irá facilitar a sua implementação e expansão para outras jurisdições. A cidade de Baltimore está já a ponderar aderir à rede. A aplicação de instant message que será utilizada é da Jabber, ao passo que a Informant Software irá disponibilizar o sistema de acesso às bases de dados. O Congresso dos Estados Unidos vai financiar o projecto com 20 milhões de dólares (20,62 milhões de euros).



A rede CapWIN irá permitir que bombeiros, polícias e outro pessoal autorizado a participar em acções de emergência comuniquem entre si através de uma rede segura e sem fios de instant messaging, pesquisem várias bases de dados, possibilitando uma melhor coordenação entre as diferentes agências que dão resposta a uma situações críticas.



O sistema irá funcionar a partir de PCs, PDAs e telemóveis, baseando-se em servidores eServers da IBM em forma de clusters que irão ligar os servidores e bases de dados já instaladas. A primeira etapa do projecto, que ficará concluída dentro de um ano, irá consistir na criação e na realização de testes à rede básica. Mais tarde serão acrescentadas funções como comunicação de voz.


Notícias Relacionadas:

2002-06-27 - Motorola renova solução para a transmissão segura de dados entre utilizadores móveis

2001-11-20 - Administração Bush pondera criação de rede informática independente para o governo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.