Vai tornar-se mais fácil identificar a compatibilidade de televisões e caixas descodificadoras com as tecnologias escolhidas para a emissão do serviço em Portugal. O Fórum TDT apresentou hoje um símbolo que deverá começar a figurar nos equipamentos à venda nas lojas para identificar aqueles que reúnem as condições para emitir a TDT.

"A disponibilização de um mecanismo de Verificação de Compatibilidade justifica-se por ser importante facilitar a identificação dos equipamentos que os portugueses poderão adquirir para tirarem partido da Televisão Digital Terrestre", explica a Portugal Telecom num comunicado onde divulga a criação do símbolo.

É da responsabilidade dos fabricantes decidir se vão ou passar a identificar os seus equipamentos com esta norma. Se optarem por fazê-lo deverão solicitar um teste que vai confirmar a compatibilidade do equipamento em questão com as normas para Portugal, onde se combinam dois elementos: a norma europeia DVB-T e o formato de compressão de vídeo MPEG4/H.264.

Se a norma para a TDT é de uso generalizado em toda a Europa, as opções de cada país no que se refere ao formato de compressão de vídeo podem ser diferentes e em muitos casos são mesmo. Em Portugal e Espanha, por exemplo, são diferentes.

Assim, muitos dos equipamentos que exibem o símbolo TDT referem-se à compatibilidade com a norma mas não reúnem aí toda a informação que o consumidor precisa para saber se de facto o equipamento pode ser usado em Portugal. Para isso é também preciso procurar o símbolo MPEG 4.

A atribuição aos equipamentos do novo símbolo, que atesta a combinação destas duas opções tecnológicas, ficará a cargo da PT Inovação que vai fazer a verificação de cada equipamento candidato ao selo.

As emissões da TDT começam no próximo dia 29 de Abril, ainda num universo bastante reduzido de locais. Permitirão a quem tem TV compatível, ou caixa descodificadora, assistir à emissão dos canais que funcionam em sinal aberto desfrutando de melhor qualidade de imagem e de um conjunto de funcionalidades que hoje estão restritas aos serviços de IPTV ou cabo, como o guia electrónico de programação. A PT é a fornecedora do serviço.