O projecto foi apresentado no Mobile World Congress - que decorre em Barcelona até à próxima quinta-feira - e tem como objectivo "criar um ecossistema que permita aos programadores desenvolver e distribuir aplicações móveis e de Internet independentemente do dispositivo ou tecnologia utilizados".
De acordo com a informação avançada pela GSM Association, a iniciativa para criação da Wholesale Applications Community envolve 24 operadoras de telecomunicações móveis e três das maiores fabricantes mundiais: LG Electronics, Samsung e Sony Ericsson.
A Vodafone, a AT&T, a China Mobile, Orange e a Telefonica são algumas das operadoras incluídas no leque de participantes.
O objectivo é disponibilizar aplicações que possam ser descarregadas para qualquer telemóvel, seja qual for o operador, marca do dispositivo ou sistema operativo usado, pelo que se espera chegar a um universo de mais de 3 mil milhões de clientes em todo o mundo, segundo as estimativas da GSM Association.
De acordo com a associação, a criação de uma plataforma aberta vai permitir criar alguma unificação num mercado que está muito fragmentado, facilitando a vida de operadoras, programadores e clientes.
Sem que tenham sido avançados mais detalhes sobre o desenvolvimento do projecto, a GSMA acrescentou apenas que a primeira fase passa pela criação de um ponto único de contacto com as várias comunidades de programadores.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários