
As pessoas expõem-se demasiado na Internet, usam palavras-chave óbvias e deixam telemóveis e computadores ao alcance de qualquer um. O alerta é dado por Paulo Faroleiro, da Novabase, que considera necessário sensibilizar para a importância de proteger a informação.
Segundo o responsável pela unidade de Risco e Segurança da Informação da empresa de tecnologias de informação, as pessoas têm de ter mais cuidado com a informação que partilham, nomeadamente o nome completo e a data de nascimento.
"Hoje fornecem essa informação de forma completamente gratuita, não só nas redes sociais, como aos contact centers. O que é que vai ser feito com ela? Esta sensibilidade tem de passar a existir na sociedade", defendeu Paulo Faroleiro, em declarações ao Jornal de Notícias, depois da conferência "Segurança e Privacidade", na Universidade de Coimbra, onde participou.
Durante a sua intervenção, Paulo Faroleiro alertou a assistência para uma das consequências mais graves deste acesso facilitado aos dados pessoais: o roubo de identidade. "Se a Internet facilita o acesso à informação, também pode expor-nos demasiado, caso não façamos uma boa gestão dos conteúdos que disponibilizamos através dela", avisa.
De evitar são ainda as passwords óbvias, contendo informação pessoal, ou escritas. A segurança da informação passa, também, por não deixar equipamentos pessoais - computadores portáteis e até telemóveis - em locais públicos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários