Da investigação fundamental ao desenvolvimento de serviços práticos, a Alcatel-Lucent continua a apostar nos Bell Labs como principal braço de I&D da empresa, mesmo em tempo de crise. "Estamos focados não na crise mas na criação de oportunidades e a inovação é o coração da empresa", afirmou Ben Verwaayen, CEO da Alcatel-Lucent, na abertura da iniciativa Inovation Days que hoje teve início na sede da empresa, em Paris.

Embora recém-chegado à empresa, que lidera há dois meses, Ben Verwaayen está focado no investimento no I&D e não fala sequer em cortes nesta área. "Não fazer inovação é como dar um tiro na cabeça", respondeu aos jornalistas quando questionado sobre a possibilidade de reduzir os investimentos nesta área face à recessão do mercado e aos resultados negativos que a Alcatel-Lucent tem apresentado.

"Os Bell Labs são vitais para o nosso negócio e como se pode ver hoje estão bem vivos e a produzir inovação [...] não vamos cortar a nossa linha da vida", adianta ainda.

No próximo dia 12 Ben Verwaayen vai apresentar a nova organização da Alcatel-Lucent, assim como a nova estratégia desta administração.

Entre os produtos destacados nos Inovation Days por Ben Verwaayen contam-se uma solução de arrefecimento de sistemas electrónicos que pode reduzir em 25 por cento os custos com a energia necessária para este fim, com os respectivos ganhos em termos de emissões de carbono, assim como o desenvolvimento a nível da comunicação por fibra óptica, que permitiu à empresa ser a primeira a testar em ambiente real a transmissão de dados a 100 Gbps com a Verizon nos Estados Unidos.

Os Inovation Days vão estender-se até dia 5 de Dezembro, mostrando alguns dos projectos desenvolvidos nos Bell Labs, que juntam a área de investigação da Lucent com as organizações de I&D que a Alcatel possuía. A Alcatel-Lucent investe anualmente cerca de 2,7 mil milhões de euros em I&D e tem um portfólio de 25 mil patentes activas em várias áreas de interesse que se estendem além das telecomunicações.

Fátima Caçador

A jornalista deslocou-se a Paris a convite da Alcatel-Lucent