Alargando o empenho das duas empresas no desenvolvimento da tecnologia de comunicação sem fios Wi-Fi, foi ontem anunciada uma parceria que liga a Intel à Linksys, actualmente uma subsidiária da Cisco Systems. As duas empresas pretendem melhorar a experiência dos utilizadores na instalação e utilização de redes Wi-Fi em casa e em pequenos escritórios através da conjugação dos routers e pontos de acesso da Linksys com a plataforma de tecnologia móvel Centrino, da Intel.



A Linksys e a Intel têm vindo desde o início do ano a desenvolver vários projectos conjuntos na área das redes wireless, mas o nome da primeira companhia não fazia parte da enorme lista de empresas que participaram no anúncio da tecnologia Centrino em Março. A Intel mantém também um acordo de cooperação para a compatibilidade de software e produtos Wi-Fi com a Cisco, actualmente proprietária da Linksys.



O programa agora anunciado inclui o desenvolvimento conjunto de produtos e actividade de marketing cruzadas. Para já a Intel vai fazer testes de validação da tecnologia Centrino com os pontos de acesso e routers wireless da Linksys, que deverão receber o selo "Verified with Intel Centrino Mobile Technology". De acordo com o comunicado à imprensa, os produtos com o selo de verificação devem chegar às lojas dos Estados Unidos e Canadá ainda este mês.



Dentro desta parceria está ainda contemplado o desenvolvimento de formas mais fáceis e rápidas da identificação da presença de redes Wi-Fi com equipamentos da Linksys que deverão ser implementadas em 2004. A plataforma Centrino deverá poder localizar e configurar facilmente uma ligação de rede wireless sempre que esta seja detectada, facilitando a gestão por parte do utilizador.

Notícias Relacionadas:

2003-03-21 - Cisco fortalece área de redes domésticas com aquisição da Linksys

2003-03-12 - Intel reforça aposta no conceito de mobilidade através do Centrino

2003-02-25 - Cisco aposta na compatibilidade de sistemas Wi-Fi com fornecedores de equipamentos