A Nokia e a Intel acabam de anunciar uma parceria para o desenvolvimento de uma arquitectura de computação móvel e chipsets que combinam a performance dos computadores com dispositivos de acesso à Internet em banda larga. Segundo as empresas, esta parceria dará lugar a soluções inovadoras de hardware e software, assim como serviços Internet.

A parceria combina a experiência das duas empresas, cada uma das quais é líder no segmento de processadores e chipsets e telecomunicações móveis.

Apresentada como uma evolução em relação aos actuais smartphones e dispositivos móveis de acesso à Internet, a nova plataforma tira partido de vários projectos open souce de Linux móvel já desenvolvidos pelas empresas centra-se em dispositivos com formato "de bolso".

O desenvolvimento da parceria vai focar-se na exploração de novos designs, materiais e ecrãs que alargam as fonteiras dos dispositivos actualmente no mercado, garantiu Kai Öistämö, Vice Presidente executivo de equipamentos da Nokia, em conferências.

Esta parceria estratégica vai alargar as colaborações das empresas em projectos de desenvolvimento open source, alinhando-se com tecnologias como o oFono, ConnMan, Mozilla, X.Org, BlueZ, D-BUS, Tracker, GStreamer, PulseAudio. Recorde-se que a Intel e a Nokia já estavam envolvidas no desenvolvimento de plataformas open source, nomeadamente o Moblin e o Maemo, que integra o Nokia N810 Internet Tablet.

Numa conference call para jornalistas que ainda está a decorrer Anand Chandrasekher, vice presidente sénior do grupo de Ultra Mobilidade da Intel, sublinha que as possibilidades de desenvolvimento são infinitas.

Apesar de ter desenvolvido o seu próprio chipset para comunicações 3G, a Intel vai licenciar a tecnologia de modem HSPA/3G da Nokia, enquanto a empresa finlandesa também licencia tecnologias complementares da líder de semicondutores norte-americana.