A japonesa NTT DoCoMo confirmou recentemente estar a cooperar com a Intel no desenvolvimento conjunto de semicondutores para os seus telemóveis de terceira geração. De acordo com o diário económico Nihon Keizai Shimbun, as empresas pretendem conceber processadores de baixo custo e baixo consumo de energia, capazes de suportar várias tarefas, nomeadamente comunicação de dados e processamento de imagem.
A cooperação entre as duas empresas estende-se igualmente ao desenvolvimento de tecnologia para os serviços móveis de quarta geração, que deverão surgir comercialmente no início de 2010 e que oferecerão velocidades de transmissão tão rápidas quanto as verificadas nas redes de fibra óptica.
Com o acordo, a DoCoMo pretende dar aos seus serviços 3G uma faceta mais competitiva, enquanto a Intel tem a oportunidade de melhorar a sua quota de mercado na área dos terminais móveis.
Baseado na tecnologia W-CDMA, o serviço de terceira geração oferecido pela DoCoMo contava até há pouco tempo com um número de clientes reduzido, culpa do preço dos telemóveis e da pouca autonomia que as suas baterias ofereciam. Actualmente, a DoCoMo tem 1,3 milhões de utilizadores, enquanto a rival KDDI, que oferece o seu serviço de 3G num outro formato tecnológico, regista 10,7 milhões de clientes.
A Intel, embora reconhecida como a maior fabricante de processadores do mundo, classifica-se atrás da Texas Instruments se considerarmos a área dos semiconductores para telefones celulares.
Notícias Relacionadas:
2003-09-10 - Intel apresenta primeiro chip único para telemóveis com tecnologia EDGE
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários