Foi hoje anunciada pelos operadores móveis nacionais a interligação do serviço de mensagens multimédia (MMS), que passa agora a permitir a troca deste tipo de mensagens entre clientes das três redes. Segundo as empresas, o acordo de interligação nacional entre a Optimus, TMN e Vodafone coloca Portugal na linha da frente em relação a muitos países europeus, que continuam a limitar a troca de mensagens MMS aos clientes da mesma rede.



O serviço de mensagens multimédia foi lançado em Maio de 2002 pela Vodafone Telecel, que foi rapidamente seguida pela TMN e Optimus na oferta desta funcionalidade dos seus clientes. A possibilidade de enviar mensagens com imagem e sons, além de textos mais longos, estava desde essa altura limitada aos clientes de cada uma das redes, não sendo permitida a interligação entre diferentes operadores. Curiosamente, muitos dos operadores disponibilizavam já a possibilidade de usar o MMS a partir de outros países, através da função de roaming.



Os operadores afirmaram, porém, que essa interligação deveria ser possível até ao final do ano de 2002, o que não veio a acontecer já que os testes de interoperabilidade se prolongaram por mais tempo.



Para ultrapassar este "atraso" os operadores disponibilizaram nos seus sites Internet a possibilidade de envio e visualização das mensagens multimédia enviadas para terminais não compatíveis com a tecnologia.



O serviço MMS é considerado um sucesso por todas as operadoras móveis, mas nenhuma indica o número de clientes que já utilizam esta funcionalidade para o envio de mensagens, nem o número de telemóveis que suportam o serviço já vendidos.



Segundo uma notícia hoje publicada no jornal Público, os preços destes equipamentos estão agora a menos de metade do valor pelo qual foram inicialmente colocados no mercado. A aquisição dos activos da recém extinta OniWay adicionou ao stock da Optimus, TMN e Vodafone Telecel perto de 80 mil terminais Nokia 7650 com câmara fotográfica, o que obrigou os operadores a vendê-los a preço de saldo.

Notícias Relacionadas:

2002-10-07 - Optimus com roaming GPRS e MMS para a Europa desde o início do mês

2002-09-19 - MMS em roaming com a Vodafone Telecel

2002-06-06 - Optimus lança serviço Multimédia Messaging Solutions

2002-06-04 - TMN disponibiliza aos clientes com telemóveis MMS imagens de golos do Mundial

2002-05-09 - Vodafone antecipa concorrência e lança MMS