Poucos dias depois do seu lançamento em 21 países, o iPhone 3G, a segunda geração do telemóvel da Apple, já foi desbloqueado, com duas equipas distintas a apresentarem soluções de desbloqueio diferentes.

Em primeiro lugar, a equipa do DesbloqueioBr, um site brasileiro, liderada pelo programador Breno MacMasi, desenvolveu uma técnica baseada em hardware, consistindo num acessório para utilização com o cartão SIM pretendido, à semelhança do desbloqueio checo TurboSIM, utilizado, com sucesso no iPhone original.

Todavia, ao contrário do TurboSIM, a solução brasileira não exige um acesso SSH ao terminal ou a instalação de qualquer software adicional. O SIM "fantasma" é reconhecido como um cartão de testes, permitindo a utilização de todas as funcionalidades do iPhone, em qualquer rede. A equipa DesbloqueioBr pretende vir a comercializar a sua solução brevemente, não existindo qualquer informação sobre preços.

Por outro lado, a equipa iPhone Dev Team, já conhecidos pelo seu bem-sucedido desbloqueio gratuito do iPhone de primeira geração, anunciou ter obtido uma solução de software, sucessora da aplicação Pwnage Tool e que permitirá o desbloqueio à rede de qualquer iPhone. A ferramenta da iPhone Dev Team permitirá ainda ultrapassar o processo de activação compulsivo do terminal, mantendo o acesso e a possibilidade de instalação de quaisquer aplicações da App Store, a par das aplicações "marginais" desenvolvidas por programadores sem certificado e disponíveis em diversos repositórios.

A iPhone Dev Team deverá disponibilizar gratuitamente a sua solução de desbloqueio ainda durante o mês de Julho.

Notícias Relacionadas:

2008-07-11 - Primeiros iPhone 3G chegam às mãos de fãs portugueses
2008-07-10 - Loja de aplicações para iPhone estreia com mais de 500 títulos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.