A Apple já apresentou a próxima versão do sistema operativo do iPhone anunciando algumas das melhorias mais esperadas pelos utilizadores do telemóvel.

De entre as 100 novas possibilidades incluídas na versão 3.0 do software, as capacidades mais destacadas são mesmo o suporte a MMS e a capacidade de copiar, cortar e colar texto nas aplicações embutidas no equipamento. Esta edição do sistema operativo permitirá ainda reencaminhar e apagar SMS individuais e inclui a tecnologia shake to shuffle, que garante a reprodução de músicas de forma aleatória através de uns "abanões" no telemóvel.

Outras novidades vão para o stereo bluetooth, para o modo landscape que se adaptará a qualquer função do equipamento, para o Voice Memos - um gravador de voz - e para o filtro anti-phishing do Safari.

De salientar ainda é a nova ferramenta Push, que lança alertas para novos emails, algo que já acontece nos BlackBerry, que vai permitir receber notificação de push de aplicações de terceiros.

Com mais de mil APIs, a versão 3.0 está desde já disponível para programadores. Aos utilizadores finais, o software só chegará este Verão e em modo gratuito, uma vez que para os utilizadores do iPod Touch a actualização custará 9,95 dólares.