Em plena pré-época para a temporada do 5G, a OpenSignal mostra a realidade atual das redes móveis num estudo de cobertura mundial. A análise a 87 países revela que a média global de velocidade de download está nos 17,6 Mbps. A Coreia do Sul lidera com mais de 50 Mbps e na ponta oposta está o Iraque, com apenas 1,6 Mbps.

Entre os 25 países mais rápidos, somente oito não são europeus. O Canadá surge como único representante das Américas, o Qatar o único do Médio Oriente e os outros seis países são asiáticos. Portugal falha por pouco, assumido a 28ª posição, com 21,6 Mbps. Os Estados Unidos estão atrás na 30ª posição do ranking, com um pouco menos: 21,3 Mbps.

A Coreia do Sul volta a liderar no que diz respeito ao quesito de disponibilização do 4G: 97,5%. O segundo lugar do pódio permanece na Ásia, pertencendo ao Japão (96,3%), e o terceiro vem para a Europa, “ganho” pela Noruega (95,5%).

A Europa, por sua vez, volta a dominar na latência, com seis países no top 10. Na análise deste aspeto, os promotores do estudo destacam que nenhum país consegue quebrar a barreira dos 30 milissegundos de experiência de latência e apenas 13 dos 87 ficam abaixo dos 40.

Portugal fica de fora na maior parte dos tops neste estudo, mas consegue o 19º lugar no que diz respeito à experiência vídeo, com 66,7 pontos em 100. A liderança cabe à Noruega, com 74,7.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.