João Pereira Coutinho, presidente do grupo SGC, apresentou ontem a Ar Telecom, empresa de telecomunicações que substitui a marca Jazztel. A Ar Telecom conta com um investimento de 800 milhões de euros para fazer chegar a todo o território a oferta triple play que o grupo vem desenvolvendo.



A rede TMAX, desenvolvida sobre uma plataforma de rádio BFWA, oferece voz, Internet e televisão num modelo de tarifa plana com preços a partir de 10 euros mensais e até 55 euros. As velocidades de Internet disponíveis variam entre 2 e 10 Mbps.




Até Março do próximo ano a Ar Telecom espera cobrir toda a cidade de Lisboa com a sua infra-estrutura wireless e a breve prazo garantir também a cobertura da cidade do Porto. Em cinco anos, o objectivo é chegar a todo o país e daqui a dois anos ter uma quota de mercado de 20 por cento da população nas zonas cobertas. Para já o serviço cobre 30 mil lares em algumas zonas de Lisboa.




"O TMAX oferece voz sobre IP, banda larga simétrica e de baixa latência e vídeoconferência em televisão", destaca Pereira Coutinho para sublinhar o que considerem serem as principais diferenças face aos actuais serviços.




O mercado internacional é um dos principais objectivos da operadora, que já ganhou um concurso público internacional para o fornecimento de tecnologia na Lituânia e está a expandir a sua oferta no Brasil. Miguel Martins, CEO da operadora, adiantou que entre os mercados alvo da Ar Telecom estão também os países da Europa Central.




A Ar Telecom terá também serviços para o mercado empresarial e herda os cerca de 30 mil clientes da Jazztel neste segmento. Ao longo do próximo ano o grupo planeia contratar 400 novos colaboradores para sustentar o crescimento previsto da operação em termos globais.




Questionado pela imprensa, Miguel Martins admitiu que a operadora teria vontade de trazer para Portugal os seus centros de investigação e desenvolvimento localizados em Itália e nos Estados Unidos se as condições fossem atractivas.



Notícias Relacionadas:
2005-09-20 - SGC agenda para amanhã apresentação de novo operador

2005-07-19 - SGC Telecom mostra televisão digital a funcionar em telemóveis

2004-09-22 - Jazztel angaria clientes para tecnologia triple play
2004-01-20 - Pereira Coutinho compra filial portuguesa da Jazztel