Conhecido pela elaboração de conteúdos SMS e Internet móvel, o grupo Jippii decidiu apostar no mercado português, e inaugurou recentemente online um portal nacional de serviços informativos e de entretenimento para telemóveis, no endereço www.jippii.pt.



Disponíveis para clientes Optimus e Vodafone - os da TMN só poderão usar o portal a partir de Março -, os serviços "oferecidos" através do novo site variam entre toques para telemóvel, imagens para personalização de ecrãs e jogos interactivos online.



Fundada em 1994, na Finlândia, a Jippii foi pioneira na criação do mercado de imagens e toques, inicialmente para terminais Nokia e, posteriormente, também para telefones de outras marcas, como a Motorola e a Siemens.



A Jippii explica em comunicado que Portugal foi considerado um mercado de interesse estratégico, "quer pela elevada taxa de penetração de telemóveis como pelo facto da língua portuguesa ser uma das mais faladas no mundo, o que facilita a futura expansão para outros países, designadamente para o Brasil".



Depois de consolidar a sua actividade na Finlândia, a empresa iniciou a estratégia de internacionalização, através da aquisição ou fundação da empresas em países como Alemanha, Espanha, Finlândia, Reino Unido ou República Checa, estando actualmente presente em 15 países da Europa. Segundo a Jippii, 90 milhões de utilizadores europeus de GSM já utilizaram os seus serviços e a empresa prevê alcançar, até ao final deste ano, mais de 150 milhões de clientes.



Nas área das melodias, o destaque vai para o JAM - Jippii Automatic Music -, um serviço através do qual o utilizador pode personalizar a melodia do seu telemóvel, escolhendo entre as mais de 1.000 disponíveis nos sites da Jippii.



O utilizador pode ouvir as melodias online e posteriormente solicitar a partir do seu telemóvel, através de uma mensagem de texto, o envio da melodia para o telefone. O preço do serviço é de 0,88 euros (176 escudos), por cada mensagem enviada.



É ainda possível seleccionar imagens entre as mais de 10 mil disponíveis ou pedir a partir do telemóvel, através de SMS a igualmente um custo de 0,88 euros (176 escudos). O site oferece também a opção de desenhar logos personalizados, graças ao seu editor de imagens.



No site da Jippii, salienta-se ainda o Mundo Passi, a página de jogos online, onde os participantes podem "estar em chat" com os seus concorrentes durante o tempo de jogo. De acordo com informação do comunicado de imprensa, até 2005 estima-se que na Europa e nos EUA mais de 200 milhões de pessoas jogarão através do telemóvel. No final de 2002 o grupo Jippii prevê que mais de 500.000 o farão através do Mundo Passi.

Notícias Relacionadas:

2001-11-12 - Vizzavi concretiza aquisição de 80 por cento da TelecelOnline

2001-08-22 - TMN renova portal WAP

2001-04-16 - Optimus lança portal móvel empresarial

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.