Uma versão pirateada de um popular jogo para telemóveis equipados com sistema operativo Symbian dissimula um Cavalo de Tróia que envia mensagens de texto para um número pré-determinado, onde cada comunicação é cobrada ao utilizador por 2,25 euros (1,50 libras).



Esta versão pirateada do jogo Mosquito pode ser obtida através das redes de troca de ficheiros na Internet e só é compatível com terminais que utilizam o interface de utilizador Serie 60, uma plataforma desenvolvida sobre o OS Symbian, avançou a New Scientist.



O consórcio responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo para smartphones, que é liderado pela Nokia, já reagiu para dizer que pouco pode fazer para controlar a situação, uma vez que apenas são afectados os utilizadores que optam por adquirir versões ilegais do jogo.



Para o fazer os utilizadores têm de ignorar dois avisos de segurança: o facto do programador do jogo ser desconhecido e o alerta de que um ficheiro com tais características não deve ser descarregado, salienta o consórcio numa declaração à imprensa.



O Cavalo de Tróia para Symbian OS é descoberto poucos dias depois do primeiro Cavalo de Tróia para Pocket PC. Neste caso o código malicioso, também dissimulado noutro programa, permite ao atacante controlar o sistema infectado utilizando a Internet.



Antes disto, tinha sido identificado o primeiro vírus conceptual para telemóveis, que também visava equipamentos suportados pelo sistema operativo Symbian. O Cabir é um vírus conceptual que foi desenvolvido para provar que é possível afectar os equipamentos Symbian.



Este vírus fica activo depois do utilizador aceitar a sua transmissão e propaga-se via bluetooth para outros equipamentos afectando seriamente a autonomia (bateria) do aparelho.



Notícias Relacionadas:

2004-08-06 - Descoberto primeiro vírus "de facto" destinado a Pocket PCs

2004-06-16 - Primeiro worm que infecta telemóveis sem grande risco

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.