Depois dos rumores que inundaram a Internet na semana passada sobre um novo terminal da Microsoft que receberia o nome de Pink, ou Tribe em algumas versões, a empresa de Redmond confirmou hoje que vai lançar já em Maio, um novo telemóvel destinado aos utilizadores jovens e muito focado nas funcionalidades de redes sociais.

O Kin, nome com que foi baptizada esta nova investida da Microsoft na área de mobilidade, vai ser lançado a 6 de Maio nos Estados Unidos em parceria com a Verizon, enquanto para a Europa a parceria se faz com a Vodafone – parceira da operadora norte-americana – ficando o terminal disponível em quatro países (Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido) mas só mais tarde.

há ainda dados sobre o preço de comercialização deste equipamento, nem data para a chegada às lojas em Portugal.

Na conferência de imprensa que ainda decorre em São Francisco, nos Estados Unidos, a Microsoft confirmou que o Kin não recorre ao sistema operativo Windows Mobile 6.5 nem ao novo Windows Phone Series 7. A plataforma é totalmente nova e foi desenhada de raiz para este telemóvel, tirando partido das funcionalidades ligadas às redes sociais.

O Kin, que tinha o nome de código Pink, dirige-se a um segmento de utilizadores distinto do Windows Phone 7, focando-se o primeiro apenas na “socialização”, enquanto a plataforma que a Microsoft revelou em Fevereio em Barcelona pretende trazer toda a vida profissional e de lazer para dentro do telemóvel. O interface do Kin é simplificado e aposta em funcionalidades multimédia mais apuradas, com câmaras de 5 e 8 megapixels e uma capacidade de armazenamento ilimitada, por recorrer a serviços na nuvem que podem ser acedidos a partir do PC.

Entre as funcionalidades estão algumas ferramentas específicas para o Kin, como o Spot, Loop e Studio. O Loop garante a sincronização com as pessoas mais importantes da lista de contactos e as suas actualizações no Facebook, MySpace, Twitter ou Windows Live, enquanto o Spot propicia a publicação e partilha dos conteúdos do utilizador a partir do telemóvel, sejam fotos, textos ou páginas Web. O Kin Studio assegura que todos os conteúdos que são criados no telemóvel são guardados num servidor Web acessível a partir de qualquer equipamento.

Para já a Microsoft vai ter disponíveis dois telemóveis Kin, o Kin One e o Kin Two, ambos produzidos pela Sharp.