Depois de anos de preparação e de uma espécie de ensaio geral no ano passado, esta quarta-feira, 6 de junho, é o dia do lançamento mundial do IPV6. A nova geração do protocolo de Internet vai suceder ao esgotado IPV4, já quase sem endereços IP disponíveis para responder ao crescimento acelerado da Internet.
Os últimos endereços IPV4 foram entregues no ano passado e estão a ser utilizados nas regiões onde foram entregues. Quando se esgotarem tem de entrar em cena a nova versão do protocolo, um processo de transição que tem vindo a ser preparado ao longo dos últimos 15 anos, desde que ficou pronta e aprovada a especificação do protocolo.
No lançamento mundial previsto para a próxima quarta-feira vão participar os principais gigantes mundiais da Internet como a Cisco, o Facebook, o Bing ou a Yahoo e empresas de todo o mundo, Portugal incluído. Para já, na lista da Internet Society podem ver-se apenas dois nomes: FCCN e NFSI Telecom.
No ensaio geral do ano passado também foi assim, com milhares de organizações a aproveitarem o dia 8 de junho para testar a versão IPV6 dos seus sites, um teste que implicou alterações de hardware e software.
Em Portugal a iniciativa também foi assinalada, como o TeK escreveu na altura, com várias empresas a aproveitar a data para pôr no terreno as alterações que vinham incorporando.
Este ano, no dia de lançamento mundial do IPV6, quem se juntar à iniciativa aceita suportar a tecnologia de forma permanente e passar a definir como preferencial a ligação aos sites que o usam.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários