O fraco desempenho das aplicações e a lentidão no acesso a websites através de aplicações móveis estão a desiludir os utilizadores dos serviços de Internet móvel, aponta um estudo realizado pela Compuware.

A expectativa dos utilizadores era de que os sites fossem tão rápidos a abrir como nos computadores pessoais, mas os dados indicam que 77% dos sites das maiores empresas demoram mais de 5 segundo a carregar, enquanto a maioria dos utilizadores de smartphones só está disposto a esperar 3 segundos para ver uma webpage.

Portugal não está incluído na análise realizada a mais de 4 mil utilizadores na China, Índia, Estados Unidos da América, França, Reino Unido, Austrália e Alemanha, mas José Matias, Business Office Manager da Compuware Portugal, admite que não haverá grandes diferenças.

"Podemos dizer sem grande margem para dúvidas que estes resultados refletem aquilo que se passa atualmente no mercado nacional. De uma forma geral, nem as maiores empresas sabem neste momento como podem resolver os problemas de performance das suas aplicações Web e, como tal, estão simplesmente a desperdiçar o enorme potencial dos serviços móveis", justifica.

Já em 2009 um estudo semelhante, também patrocinado pela Compuware, indicava a insatisfação dos utilizadores, que tinham expectativas elevadas em relação ao desempenho da Internet móvel e pouca paciência para websites com mau desempenho.

A situação pouco mudou desde essa altura em termos de resposta das aplicações, embora a exigência dos utilizadores seja agora maior. Segundo o estudo os inquiridos esperam um serviço rápido e transações sem falhas a qualquer hora do dia e uma rapidez equivalente a que têm nos computadores.

A lentidão acaba por afastar os utilizadores dos sites com pior desempenho. Cinquenta e sete por cento dos inquiridos afirmam que não recomendam sites cujo desempenho nos terminais móveis seja fraco e 43% garantem mesmo que dificilmente voltarão a um site com baixa velocidade de carregamento.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico