Os técnicos da Bell Labs, a empresa de pesquisa e desenvolvimento do fabricante americano de equipamentos de telecomunicações Lucent Technologies, anunciaram ontem que criaram um software capaz de suportar roaming entre vários tipos de rede de telecomunicações móveis, incluindo as de terceira geração, como UMTS e CDMA2000 (norte-americanas).



Denominado Common Operations (COPS), o software em causa permite que os clientes de determinado operador móvel tenham acesso a serviços de voz e dados quando fora do alcance da rede (roamming), mesmo em áreas cuja cobertura seja efectuada num sistema diferente. Segundo a Lucent, vai ser possível utilizar telemóveis de rede GSM, ou CDMA (Code Division Multiple Access) - usada nos Estados Unidos -, nas redes de 3G equipadas com as suas soluções para operadores wireless.



O COPS tem a capacidade de interpretar vários protocolos utilizados nas várias redes de telecomunicações móveis, traduzindo-os para uma única linguagem comum. Desta forma é possível manter a ligação à rede de um determinado cliente independentemente do standard que o seu telemóvel utilize.



Os futuros switches de rede, que a Lucent pretende lançar no próximo ano, vão incluir o COPS passando a permitir ao operador suportar vários protocolos de comunicação na mesma rede de cobertura e converter protocolos celulares em protocolos Internet e vice-versa.



Este sistema de roaming de múltiplas plataformas evita algumas limitações no uso de telemóveis quando se viaja, ficando o problema técnico de compatibilidade resolvido (permanecendo dependente de acordos entre os operadores dos vários países) e podendo abrir caminho para que os fabricantes de telefones celulares possam produzir equipamentos iguais para todo o mundo.




Notícias Relacionadas:

2001-08-24 - Lucent e Cisco revelam estratégias de reestruturação
2001-08-07 - 3G nos Estados Unidos cada vez mais atrasado
2001-03-14 - Lucent cria pacote de serviços de Internet Móvel