Durante a X Cimeira Portugal-Brasil o presidente daquele país da América Latina sublinhou a importância do investimento da Portugal Telecom no Brasil e o papel da empresa enquanto parceira na expansão da banda larga, cita a Lusa.



A referência à Portugal Telecom por Inácio Lula da Silva foi feita durante um discurso ao lado do Primeiro-Ministro português José Sócrates, durante o qual o responsável destacou a PT como uma das empresas com "mais investimentos no Brasil" e a intenção de contar com a "colaboração portuguesa" para levar a banda larga a todo o país, acrescenta o portal Terra.



A Cimeira Portugal-Brasil decorreu no âmbito de uma visita do presidente Lula da Silva à Europa, com passagem por vários países para a assinatura de acordos de cooperação, como fez em Portugal para áreas como a energia.



A distinção da PT como um dos grandes investidores portugueses no país e o estatututo de parceira é referido numa altura em que a Telefónica, que divide com a PT o controlo da Vivo, pôs em cima da mesa a intenção há muito esperada de tentar o controlo total da operadora, uma das maiores da América Latina e motor de crescimento para as duas empresas parceiras.



A PT recusou a proposta. Garante que não vai ceder a pressões e já está a reunir apoios para fortalecer a sua posição.