Os balcões dos CTT venderam, desde sexta-feira até hoje de manhã, cerca de 2.000 adesões ao dispositivo electrónico que permitirá pagar as portagens nas SCUT, em que 1.500 entraram com pedidos de descontos e isenções. Já a Via Verde terá vendido, até ao momento, 43 mil identificadores.

Foram também vendidos, nos balcões dos Correios, cinco dispositivos temporários a estrangeiros.

Estas adesões somam-se às 1.500 que os Correios tinham registado inicialmente, quando o valor da compra do chip de matrícula podia ser transformado em crédito para pagar portagens.

A dois dias da entrada em vigor da cobrança das SCUTS do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, parecem existir ainda muitas dúvidas sobre o assunto. A TSF dá conta de que, em apenas um dia, a linha gratuita da Via Verde recebeu cinco mil chamadas com pedidos de esclarecimento.

Além do chip e da Via Verde, são igualmente alternativas de pagamento para circular nas SCUT um dispositivo temporário e o pós-pagamento. O DEM só é obrigatório para os utilizadores que queiram beneficiar dos descontos e isenção.

A cobrança de portagens nas auto-estradas SCUT no Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata começa já a 15 de Outubro e nas restantes auto-estradas do País a deverá ser feita até 15 de Abril de 2011.