A Marktest apurou que 25 por cento dos utilizadores de telemóvel em Portugal são, simultaneamente, clientes de serviços de MMS. Tal percentagem corresponde a 2,066 milhões de pessoas.

A maioria dos utilizadores destes serviços são os jovens com idades inferiores a 35 anos, um público que perfaz 71,2 por cento do total de pessoas que enviam mensagens multimédia.

Numa análise mais diferenciada, a Marktest explica que estes serviços atingem taxas de penetração de 42 por cento entre os jovens dos 10 aos 14 anos e de 49,3 por cento entre os que têm entre 15 e 24 anos.

Outra conclusão da empresa de estudos de mercado vai para o facto de os utilizadores deste serviço enviarem uma média de 10 MMS por semana, menos de dois por dia.

De um modo mais particular, de entre os inquiridos que afirmam utilizar estes serviços, quase 40 por cento envia uma mensagem multimédia por semana, 12,4 por cento envia duas, 16 por cento entre três e cinco e 22,7 por cento mais do que cinco mensagens por semana, enquanto nove por cento não sabe contabilizar esse número.

Por fim, a empresa explica que "no primeiro semestre de 2008 a tendência foi para a subida da utilização deste serviço, contrariamente ao observado desde aí, com uma queda sistemática até Dezembro".