Está aberto o concurso público internacional que levará ligações de banda larga a todas as escolas do 5º ao 12º ano lectivo. As instituições de ensino terão todas acessos com velocidades de pelo menos 48 Mbps, o que significa que as ligações serão dez vezes mais rápidas do que as actuais, um objectivo do Plano Tecnológico da Educação que acaba por ser cumprido dois anos antes do previsto.



Esta iniciativa, orçamentada em 14,5 milhões euros, permitirá ainda ligar com banda larga todos os serviços centrais e regionais do Ministério da Educação, uma meta que concretiza o plano de interligar as escolas e organismos do ME numa "rede alargada da comunidade educativa", diz um comunicado do organismo.



Por enquanto, fica em aberto a possibilidade de serem prestados serviços apoiados em plataformas de voz, vídeo e TV sobre a rede do Ministério da Educação.



O projecto de Internet de Banda Larga de alta velocidade pretende abolir a duplicação de contratos de acesso à Internet actualmente existentes em centenas de escolas, refere o Ministério Segundo as estimativas a contratação do acesso à Internet ao abrigo deste concurso público internacional permitirá poupar até cerca de 20 por cento dos actuais custos com a Internet suportados pelas escolas.



Notícias Relacionadas:

2007-07-23 - Portugal quer ficar entre os 5 melhores da UE com Plano Tecnológico da Educação