Foi concluído com êxito o projeto-piloto Smart Stadium 5G, entre o MEO Empresas e o CIF – Club Internacional de Foot-Ball, durante o Torneio Centenário, uma competição de futebol entre as equipas associadas, que este ano completa 100 anos.

A MEO diz que o projeto Smart Stadium 5G tem como base a tecnologia de conetividade 5G, inteligência artificial e a computação em cloud para captar, produzir e transmitir, de forma automatizada, os jogos, recorrendo a câmaras de alta-definição. Através de uma solução Private Custom Network, a operadora implementou rapidamente uma rede 5G dedicada ao CIF. “Através da tecnologia Smart Stadium, eliminam-se barreiras financeiras e logísticas, facilitando o acesso ao desporto por parte dos atletas, famílias e comunidades, quer como praticantes, quer como espetadores”, lê-se no comunicado.

Veja na galeria imagens da tecnologia MEO Smart Stadium 5G:

Foram transmitidas quatro partidas do torneio em direto no piloto, realizados nos dias 31 de maio até ao dia 14 de junho, a final da taça. Foram transmitidos os jogos Tigres contra Purrianos, Pé Leve contra Leões e os Canarinhos contra AQA em direto no canal do YouTube do CIF. A MEO aponta que as partidas foram transmitidas com qualidade profissional.

“O CIF tem a inovação no seu ADN, sendo pioneiro a levar o futebol aos portugueses e criador do torneio amador de futebol mais antigo do mundo, cujo centenário celebramos”, aponta Fernando Magarreiro, presidente da direção do CIF em comunicado. Destaca a importância de inovação da parceria com a MEO Empresas para levar o futebol a todos os portugueses, um pedido feito pelos sócios para acompanhar em todo o lado os jogos do Torneio Centenário.

Para a criação do projeto, a MEO recorreu à automação, inteligência artificial e a cloud, que reduzem custos, ao mesmo tempo que potencia a inclusão, através da transmissão multiplataforma, para que todos possam acompanhar os eventos.

Veja o vídeo:

“O MEO Empresas liderou este projeto-piloto com o objetivo claro de demonstrar como a tecnologia 5G pode transformar o acesso ao desporto em Portugal. O Smart Stadium 5G é um exemplo concreto do nosso compromisso com a inovação e com a criação de soluções que tornem o desporto mais inclusivo, acessível e sustentável”, destacou Jorge Patrício, Diretor do MEO Empresas. Acrescenta que a iniciativa abre portas a uma nova era de experiências desportivas, usando tecnologia de ponta, tendo impacto real nas pessoas e comunidades.

A tecnologia Smart Stadium 5G pretende chegar a clubes de diferentes dimensões, que possam produzir e transmitir os seus jogos com maior qualidade aos seus adeptos. A solução pretende reduzir as barreiras técnicas e financeiras ligadas por norma às transmissões profissionais. “Um passo importante para garantir o direito de todos à participação desportiva, ao entretenimento e ao desenvolvimento social, independentemente da localização geográfica, condição socioeconómica ou capacidades técnicas”, remata a operadora.