O mercado mundial de serviços VoIP cresceu 66 por cento no ano passado fixando-se agora nos 15,8 mil milhões de dólares. Os resultados foram apurados pela Infonetics Research que, no seu relatório VoIP Services and Subscribers, admite haver espaço para a expansão do mercado.



As estimativas da consultora indicam que até 2010 as receitas globais provenientes de serviços de voz sobre IP deverão triplicar. Tudo porque este tipo de serviços deixou de ser utilizado apenas pelo mercado residencial, que representou 68 por cento do total da facturação do sector de 2005 para 2006, e começou a fazer parte do quotidiano das empresas. Actualmente a utilização doméstica do VoIP fixa-se nos 71 por cento, enquanto que nos mercados corporativos já atinge uma quota de 29 por cento.



A análise da Infonetics Research mostra que a região da Ásia-Pacífico domina o cenário de serviços VoIP no mercado mundial, contando 46 por cento do total de utilizadores desta tecnologia.



No entanto, e pela análise da consultora, as regiões da EMEA e do norte da América ganharam espaço neste sector nos últimos anos. O mesmo aconteceu com as regiões da América Latina e Caribe, onde se nota um aumento significativo na utilização de serviços VoIP.




Notícias Relacionadas:

2006-07-24 - Skype aposta em telefones Wi-Fi com tecnologia VoIP

2005-06-09 - Adesão das grandes empresas a VoIP será massiva até 2010