Arranca hoje a segunda edição do programa Lideres Inovadores, uma iniciativa da Microsoft desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação. A iniciativa de formação arrancou em 2010 e visou 50 directores de escolas ou agrupamentos, escolhidos entre 240 candidatos. Este ano o número de professores que pode participar no programa será duplicado para cem.



Os professores participantes podem "ampliar as suas capacidades de liderança, de inovação e potenciar a criação e implementação de novos Plano de Melhoria nas suas escolas, uma componente chave do programa", explica a Microsoft.



Durante o Lideres Inovadores, que tem a duração de um ano, pelo qual se distribuem as 150 horas de formação previstas, os professores vão frequentar vários workshops nas áreas da gestão, liderança, marketing e comunicação, para além do trabalho previsto na criação e implementação do já referido plano de melhoria, que visará áreas previamente identificadas.



De acordo com dados fornecidos pela Microsoft, o programa Lideres Inovadores, na sua edição piloto de 2010, terá tido impacto em mais de 7.900 professores e 67 mil alunos.



A edição 2011 arranca já a 16 de Fevereiro e volta a contar com a coordenação científica de José Manuel Canavarro, professor da Universidade de Coimbra, e Adelaide Franco, responsável da Microsoft para a gestão de Programas de Cidadania e Educação.



No grupo de formadores estão nomes como Roberto Carneiro, ex-ministro da educação, Jorge Adelino Costa, Manuel José Damásio ou Natércio Afonso.


Participam também na iniciativa gestores de algumas empresas portuguesas, que apoiarão os professores participantes no desenvolvimento dos planos de melhoria e desenvolvimento, que estes terão de implementar nas suas escolas no fim do programa.