A resolução de algumas questões técnicas serão passo fundamental para que o consórcio Symbian, liderado pela Nokia, não seja ultrapassado pela Microsoft no negócio dos smartphones. O Gartner Group considera que a aposta da Microsoft em terminais standartizados que facilitam a sua utilização no mundo dos negócios poderá jogar a favor da empresa de Bill Gates.



A consultora acredita que em 2004 a Microsoft terá capacidade para oferecer ao mercado empresarial um smartphone significativamente mais robusto e com níveis de integração de diferentes aplicações (como o Exchange ou o Outlook) melhoradas.



Para alterar este cenário o Symbian terá de recolher o apoio de todos os seus membros, fabricantes de terminais e resolver algumas questões fundamentais que lhe permitam tornar-se uma opção credível para as empresas. Uma das principais falhas apontadas pela Gartner, no que respeita aos terminais com tecnologia Symbian tem a ver com as diferenças entre plataformas e menus de terminal para terminal, resultando em diferentes interfaces.



"O Symbian não está muito empenhado em resolver este tipo de problemas e enquanto isso a Microsoft vai ficando mais forte, sem que o consórcio enderece verdadeiramente o mercado empresarial", considera Nick Jones, consultor da Gartner.
A questão da standartização é para a consultora a questão mais urgente que o consórcio tem pela frente. Este é um dos aspectos fundamentais na escolha das empresas, considera a consultora citada pelo Vnunet.



Jorma Ollila, presidente da Nokia afirmou no último Gartner Symposiunm ITxpo em Cannes, acreditar que a Microsoft tem um papel neste mercado embora não a veja como um perigo. O responsável admitiu no entanto que os esforços de standartização são o maior desafio do consórcio e que o trabalho nesta área irá manter-se.



Notícias Relacionadas:

2003-09-15 - Motorola e Microsoft estabelecem parceria para desenvolvimento de smartphones


2003-08-22 - Resultados da Symbian revelam crescimento de licenciamento de smartphones


2003-05-07 - Mercado europeu de smartphones cresce 121% no primeiro trimestre de 2003


2002-01-31 - Symbian recebe reforço de financiamento de 34 milhões de euros