A Vodafone comunicou que já tem a funcionar o primeiro serviço HSDPA para comunicação de dados sobre 3G, com velocidades que podem chegar aos 1,8 Mbps, mas apenas para um conjunto limitado de clientes e com acesso só em algumas zonas. As primeiras placas que suportam o serviço chegam às lojas na próxima semana e serão acompanhadas por dois novos tarifários, lançados quando o serviço for comercializado.

O HSDPA ((High Speed Downlink Packet Access) é uma evolução da rede de terceira geração móvel, sendo muitas vezes apelidado de 3,5 G por garantir um upgrade em termos de velocidade, tal como o GPRS já tinha feito para o GSM. Com as ligações de terceira geração era já possível fazer comunicação de dados a 386 Kbps, mas a diferença para os 1,8 Mbps é notória na navegação web e no acesso a correio electrónico e aplicações.

A tecnologia está disponível ainda só nas cidades de Lisboa, Cascais, Funchal, Ponta Delgada e principais zonas urbanas do Algarve, para um conjunto seleccionado de clientes, mas a Vodafone diz que ao longo do ano será progressivamente alargada a outras cidades. Entre estas contam-se Porto, Braga, Coimbra, Aveiro e Leiria, que devem receber o upgrade em Junho, e regiões do continente e ilhas, chegando às principais zonas urbanas até ao final do ano

Para que os clientes possam tirar partido desta melhoria na rede é necessário usarem a nova placa Mobile Connect Card 3G Banda Larga, com suporte à tecnologia HSDPA, mas que pode comutar automaticamente para 3G ou GPRS se não existir cobertura de rede disponível.

Enquanto as placas 3G/GPRS custam neste momento 1 euro, com fidelização de um ano, as novas Vodafone Mobile Connect Card 3G Banda Larga têm um custo de 249,9 euros, ou de 199,9 euros no caso do cliente optar por um contrato de 12 meses.

A Vodafone criou também dois novos tarifários, que serão introduzidos na sua oferta quando a tecnologia for lançada comercialmente. O 3G Banda Larga 1GB tem uma mensalidade de 49,9 euros, enquanto a de 4 GB tem um custo mensal de 74,9 euros. Os clientes que aderirem ao serviço até 30 de Junho gozam de um desconto de vinte por cento no custo da mensalidade.

A empresa volta ainda a introduzir limites de tráfego nestes tarifários, depois de ter sido pressionada a retirá-los na oferta 3G na sequência do lançamento do Kanguru da Optimus. Assim na oferta de 1 GByte os limites de upload são de 200 MByte e download de 1 GB, enquanto na oferta superior os uploads podem ir até 1 GByte e os downloads até 4 GBytes.

Notícias Relacionadas:
2005-11-10 - Vodafone realiza primeira chamada de dados em redes 3,5G
2005-10-19 - - Vodafone facilita partilha de ligações de dados 3G em equipa
2005-10-13 - Vodafone actualiza oferta de serviços de dados em 3G

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.