Com agendas cada vez mais exigentes e obrigações de mobilidade crescentes, os profissionais recorrem cada vez mais aos telemóveis como suporte de leitura e escrita de emails, sendo esta uma das funcionalidades mais valorizadas nos terminais para este segmento de utilizadores. A consciência deste facto e a crescente concorrência da BlackBerry na Europa e do iPhone no mercado empresarial justificam o alargamento da gama da Nokia em terminais focados no email.

Os novos modelos da série E foram apresentados ontem em Londres e embora não deixem de fora utilizadores não profissionais estes não são claramente modelos dirigidos ao segmento consumer.

O Nokia E71 tem um teclado completo mas que não lhe rouba impacto no design, sobretudo para quem já estava habituado ao E61. Para quem o transporta no bolso pode ser demasiado largo, mas os utilizadores agradecem certamente a disponibilidade de teclas para escrita de documentos, emails ou SMS.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451908.gif

Já no Nokia E66 o teclado desliza sob o ecrã, deixando à vista apenas as teclas mais importantes para a navegação nos menus e realização/atendimento de chamadas, entre as quais se conta também uma tecla para acesso ao email.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451907.gif

Sem ser pela aparência e a disposição das teclas os dois terminais são muito semelhantes, mesmo no preço, sendo estimado um valor de venda a público à roda dos 350 euros. Estão também disponíveis nas mesmas cores, cinza claro e cinza escuro.

Os dois modelos incluem o software da Microsoft com suporte ao email móvel a partir de servidores Exchange e sincronização da caixa de correio, calendário, contactos e tarefas. Naturalmente não falta a compatibilidade com as aplicações de produtividade do Office e a possibilidade de abrir anexos de ficheiros Word, Excel, PowerPoint e PDF directamente nos telemóveis.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451910.gif

Mas o Nokia E71 e o Nokia E66 suportam também o acesso a contas de webmail de fornecedores de serviço Internet, entre os quais o Gmail, Hotmail e Yahoo. Está também garantida a sincronização com sistemas independentes como o System Seven e o Visto Mobile através do Nokia Intellisync Wireless Email.

A velocidade de ligação à rede é garantida pela tecnologia HSDPA, Wireless LAN e 3G, que permitem maior rapidez na sincronização da informação.

A Nokia não deixa porém de incluir funcionalidades multimédia nestes terminais e ganha à concorrência na capacidade das câmaras fotográficas, de 3,2 Megapixels, assim como a navegação com o Nokia Maps e o leitor de Multimédia. A capacidade de armazenamento dos dois terminais é de 8 Gigabytes, expansível.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451911.gif

Os terminais devem estar disponíveis para venda em Julho, data em que se prevê também a sua chegada às lojas portuguesas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.