Depois da Apple ter pedido o bloqueio das vendas de Nokia nos Estados Unidos é a vez da Motorola recorrer à mesma fórmula em relação à Research In Motion (RIM), empresa que desenvolve os BlackBerry. A empresa norte americana quer ver suspensas as importações, vendas e publicidade dos Blackberry, acusando a RIM e violação de patentes.

De acordo com uma queixa apresentada na International Trade Commission contra a empresa de origem canadiana, a RIM estará a utilizar nos seus produtos tecnologia que viola cinco patentes da Motorola, relacionadas com inovação desenvolvida em cinco áreas, nomeadamente o acesso Wi-Fi, gestão de aplicações, interface de utilizador e gestão de energia.

A Motorola não refere quais os produtos específicos da RIM que violam estas patentes, mas quer que seja feita uma investigação ao assunto, durante a qual pretende ver barradas as vendas de telemóveis da marca.

A empresa norte americana diz que a RIM se tem recusado sucessivamente a licenciar a tecnologia que está a utilizar e que não teve outra hipótese senão avançar com uma queixa. Na verdade as suas empresas tinham um acordo de licenciamento que terminou em Dezembro de 2007 e que não foi renovado.

A popularidade dos smartphones da RIM, especialmente nos Estados Unidos, tem ameaçado a quota de mercado da Motorola, que já esteve em segundo lugar nas vendas de telemóveis e que agora está atrás da Nokia, Samsung e Sony-Ericsson.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.