http://imgs.sapo.pt/gfx/410560.gifÉ quase um exercício de futurologia tentar com os dados actuais perceber qual a tendência que irá ganhar no futuro, se os leitores de MP3 se vão manter independentes, ganhando cada vez mais espaço nos carros e em casa, ou se os telemóveis vão conquistar definitivamente os audiófilos, juntando dois equipamentos num só.

Os fabricantes de telemóveis já abraçaram claramente a ideia de que os seus equipamentos podem ser também veículos de música digital, lendo ficheiros guardados no computador e em Cds ou acedendo às lojas online como forma de descarregar os sons ao gosto do leitor e armazená-los no equipamento ou usufruir de um streaming sem limites com base numa mensalidade.

A qualidade de áudio tem por isso vindo a aumentar nos telemóveis, assim como o espaço para gravar ficheiros e mesmo os auriculares associados aos equipamentos, um elemento fundamental para usufruir da qualidade do som.

Deixamos-lhe hoje algumas sugestões sobre os modelos de telemóveis que melhor conjugam a comunicação de voz com o som das músicas que mais gosta de ouvir.

1 > Nokia N91 – Geração música

2 > Sony Ericsson W850 – Walkman em telemóvel

3 > BenQ-Siemens Q-fi EF71 – Estreante sem tradição >

4 > Sony Ericsson K610i - Napster Mobile

5 > Nokia 3250 Xpress Music – Um, dois, três, música

6 > Motorola RAZR V3i – iTunes com GSM