http://imgs.sapo.pt/gfx/81985.gif

A Nokia anunciou hoje um novo telemóvel desenhado especialmente para o entretenimento, que segundo a empresa inicia uma nova série de telefones móveis desenhados para combinar vários aparelhos electrónicos ligados ao lazer. Trata-se do Nokia 5510, um telemóvel que se diferencia por ter um perfil horizontal, contrariamente à maioria dos telefones móveis.



O Nokia 5510 combina as funções de comunicação com um leitor de música digital em formato MP3, um rádio FM, uma pequena consola de jogos e tem ainda capacidades acrescidas de mensagens escritas via SMS.


Uma das características que mais distingue este aparelho é o seu teclado completo (semelhante a uma máquina de escrever), que aproveita a disposição horizontal do modelo, estando dividido ao meio por um ecrã de cinco linhas, de forma a permitir, segundo a Nokia, um melhor aproveitamento das suas capacidades de envio de mensagens SMS, de chat e do seu sistema inteligente que permite o envio de mensagens maiores. Além disso a Nokia acredita que é um formato mais apropriado para escrever um email para ser enviado via WAP.



Quanto à capacidade anunciada de enviar mensagens de SMS mais longas, a Nokia não explica qual é a tecnologia utilizada. Apenas revela que existe um sistema que condensa de forma inteligente os caracteres, já que o próprio sistema GSM tem uma limitação para as mensagens curtas. Também não é explicado se o receptor da mensagem precisa de algum plug-in ou um telemóvel equivalente para a sua descodificação, ou se no caso do equipamento não suportar esta tecnologia a mensagem aparecerá cortada.



O modelo está equipado com um leitor de música digital para ficheiros AAC (Advanced Audio Coding) e MP3 (MPEG-1 Audio Layer lll), com uma memória de 64 MB que permite armazenar até duas horas de músicas. Para poder transferir os ficheiros do computador para o telemóvel, a Nokia incluiu no produto um cabo e software que permite transpor as músicas dos CDs para o telefone celular. O Nokia 5510 está também equipado com um rádio FM, permitindo dez sintonizações de estações de rádio em memória .



O telemóvel apresenta também 5 jogos que aproveitam as disposição de teclado de forma mais eficaz, e é possível importar um jogo extra do Clube Nokia assim como colocar as melhores pontuações online.



O telemóvel é apresentado pela própria Nokia como "Weird - But Cool". A empresa não revelou ainda os preços a que será comercializado o Nokia 5510, indicando apenas que vai estar a venda ao público ainda neste trimestre nos mercados europeu, asiático e africano.



Notícias Relacionadas:

2001-08-30 - Nokia lança Music Player HDR-1 em Setembro

2001-06-21 - Nokia Communicator 9210 chega ao mercado

2001-03-21 -Nokia anuncia telemóvel com GPRS