A Nokia anunciou hoje a disponibilização da Field Force Solution, um produto baseado em RFID (Radio Frequency Identification), uma tecnologia em que a fabricante tem vindo a apostar combinada com capacidades de intercomunicação (ver Notícias Relacionadas). Destinada especificamente a sectores da indústria como a segurança, serviços ou cuidados de saúde, a nova solução permite, segundo a sua promotora, a gestão facilitada das tarefas de uma equipa de trabalho no terreno.




A Nokia Field Force Solution combina um produto de software baseado em J2EE, o Nokia Local Interactions Server e software cliente - que funciona conjuntamente com o kit Mobile RFID para o Nokia 5140 e o equipamento NFC para o Nokia 3220, anteriormente anunciados - e tags RFID.




"A Nokia Field Force Solution possibilita a interacção a duas vias, em tempo real entre o software cliente, o Local Interactions Server e os sistemas de back-office da empresa em questão, como os horários de trabalho, a gestão de tarefas ou as bases de dados de informação", refere a fabricante em comunicado, salientando que um dos benefício da solução é permitir tanto o envio de informação a partir do local para o escritório, como a recepção de ordens de serviço no terreno.




"A partir do momento em que se toca na etiqueta RFID dos objectos, os modelos Nokia com capacidades de leitura da tecnologia começam a troca de informação. Os dados são depois enviados como mensagem de texto ou dados GPRS como uma troca em tempo real com o servidor e os sistemas da empresa", explica a Nokia.




A primeira empresa a adoptar a nova solução da Nokia é finlandesa, tal como a fabricante, e está ligada à área da segurança, tendo já desenvolvido um projecto-piloto de sucesso.




Notícias Relacionadas:


2004-11-03 - Nokia aponta para taxa de penetração móvel mundial de 26%

2004-11-02 - Nokia revela primeiro equipamento com tecnologia de Near Field Communication


2004-03-19 - Nokia, Philips e Sony criam fórum para nova tecnologia de comunicação de curta distância