O Nokia Research Center Cambridge é o novo laboratório de pesquisa, que conjuga o conhecimento do Laboratório de Inteligência Artificial de Ciências Informáticas do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT CSAIL) e o Centro de Pesquisa da Nokia.
A iniciativa tem como objectivo desenvolver investigação sobre o estado da arte da computação móvel e das tecnologias de comunicação.

O trabalho terá início a 1 de Janeiro de 2006, sendo que cinco projectos iniciais de pesquisa já estão a ser analisados pelos 40 investigadores do MIT e da Nokia envolvidos no projecto.

O Nokia Research Center Cambridge vai centrar a investigação na analise das novas formas de controlo de informação, nomeadamente o uso de tecnologias Semantic Web que permitem que os equipamentos compreendam automaticamente e intuitivamente as informações e os serviços disponíveis.

Os investigadores pretendem ainda desenvolver novos interfaces para o utilizador, que incorporem voz e outras modalidades, novas plataformas de computação móvel, incluindo as plataformas de hardware de baixo consumo e comunicações wireless, e ainda novas arquitecturas de software.

"Conduzindo a pesquisa a longo prazo, incluindo a utilização dos novos equipamentos de bolso, o MIT e a Nokia proporcionarão novas oportunidades de comunicação ao disponibilizarem serviços para todas as pessoas", revela Susan Hockfield, presidente do MIT no comunicado.

Não é a primeira vez que as duas entidades trabalham conjuntamente em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento. No ano passado a Nokia associou-se ao projecto MIT Oxygen Alliance, que envolveu mais de 150 investigadores com o objectivo de criar uma gigantesca rede de computadores “invisíveis”, que no futuro ligarão casas, escritórios, carros e todos os sítios onde as pessoas se movimentam.

Notícias Relacionadas:
2005-10-01 - MIT promete computador de 100 dólares para Novembro

2005-03-18 - MIT recomenda uso de software livre ao governo brasileiro

2005-09-13 - Nokia quer massificar o email no telemóvel com Nokia Business Center