Um executivo asiático da Nokia confirmou numa entrevista que, para o resto do ano, a empresa prepara o lançamento de 40 novos dispositivos móveis a nível global. Destes, 12 serão smartphones.



Em declarações ao Hindustan Times, o responsável explicou que no portfólio de equipamentos que a fabricante se prepara para comercializar há equipamentos para os vários segmentos de mercado. Admitiu, no entanto, que o lançamento de 12 smartphones tem o objectivo de criar uma vantagem competitiva para a fabricante.



O responsável só não confirmou que percentagem dos novos modelos vai correr o sistema operativo Symbian, que a Nokia continua a garantir que não irá abandonar.



Hoje responsáveis da Nokia também indicaram que a parceria anunciada com a Microsoft para o mercado dos telemóveis, onde as fabricantes vão juntar know-how na área do software e hardware para comercializar novas ofertas ao mercado, está a avançar de acordo com os prazos estipulados e previstos pelas partes.



A Nokia tem levado a cabo as mais diversas medidas para enfrentar a crescente concorrência de novos actores do mercado, como a Google - no software - ou a Apple - no software e no hardware.



A parceria com a Microsoft foi a última grande novidade nesse esforço e junta duas líderes mundiais nos seus negócios mais tradicionais, que também partilham as dificuldades em chegar (no caso da Microsoft), ou manter (no caso da Nokia) a liderança no mercado móvel.